Livro : O Velho Vestido de Noiva
Autora : Ana Ferrarezzi
Editora : Novo Século
Páginas : 223
Nota : 🌟🌟🌟🌟🌟
Sinopse : Amélia se depara com uma devastadora notícia. Seu marido, o homem a quem se dedicou inteiramente durante trinta anos, pediu divórcio. Sem saber como prosseguir com sua vida, e aguardando que um milagre venha lhe dar uma direção, ela leva o seu vestido de noiva para uma reforma. Então, no meio do caminho, depara-se com um desdobramento inesperado.Fábio é dono de um bistrô famoso no Recreio, Rio de Janeiro. Desde seu traumático divórcio, abraçou uma vida solitária. Até se deparar com Amélia no ateliê de sua irmã, Letícia. Apesar de intrigado com a tristeza exposta nos olhos da bela mulher, manteve sua rotina. Então, ao caminhar pela rua, esbarra em seu desdobramento inesperado. Um livro intrigante, criativo, que acompanha com sensibilidade a transformação na vida desses dois personagens.
E mais uma vez Ana Ferrarezzi me impressionou com uma obra ( e prevejo que irei amar ainda mais suas obras. Afinal,o amor é assim,não é? Ele cresce!
Começamos com um questionamento :
❝Até onde os desdobramentos inesperados,ou aquelas curvas imprevistas em nossa vida,podem nos levar?❞
Questionamento esse que Amélia, está enfrentando, ainda mais agora que tudo parece ter desabado.Seu marido,Murilo, com quem fora casada trinta anos,pediu divórcio.Ele a lagou,por uma mulher mais jovem.
❝Voltou a andar,refletindo sobre sua desgraça. Definitivamente havia descido ao inferno.Notou que,apesar de calor,o inferno não era feito de fogo, mas,sim pela infeliz conclusão de que a sua vida tinha sido uma farsa.Lá,cada um aprendia a verdade sobre si mesmo e era obrigado a enfrentar seus demônios individuais.❞
Tentando lidar com a recente perda,Amélia leva o seu vestido de noiva a uma costureira,recomendada por sua irmã. Com isso ela não está tentando apenas ressuscitar o vestido, mas também, está tentando reviver a si mesma.
❝Imaginou o trabalho que a costureira teria para ressuscitar parte da beleza perdida com o tempo.Provavelmente seria obrigada a destruí-lo por completo para reformá-lo camada a camada.Mas não era exatamente isso que Amélia seria forçada a fazer com sua vida?Desconstruí-la e remontá-la ano a ano?❞
No ateliê de Letícia, a costureira, Amélia conhece Fábio, o dono de um bistrô,que por sinal,Amélia já frequentara.Fábio, já fora casado,mas sua ex-mulher resolveu casar novamente, resolveu se casar com seu vício pelas drogas.
Solitário,Fábio ainda procura sinais que o levem a encontrar sua alma gêmea. Bem,fora isso que sua avó dissera um dia,que os espíritos ancestrais nos dão pistas quando nossa alma gêmea cruza o nosso caminho.
Eu amei o modo como a autora entrelaçou a reforma do vestido com a reforma da vida dos personagens!
❝Quando se reforma um vestido,fazê se necessário abdicar o forro antigo, pois este pode contaminá-lo com o tempo com bactérias ou toxinas que crescem com o tempo.
Quando se reforma a vida,faz-se necessário abdicar dos comportamentos que imperavam no passado.
Esses também podem contaminar escolhas futuras. ❞
Narrado em terceira pessoa (narração muito bem feita,por sinal),O Velho Vestido de Noiva é um livro com belas reflexões e ensinamentos.
❝Sua mãe sempre dizia : desdobramentos inesperados eram atalhos que os anjos montavam para levar as pessoas mais rapidamente à felicidade.❞
E vocês? Estão enfrentando desdobramentos inesperados?Estão em busca de uma reforma em sua vida?Que tal reformar a si mesmo primeiro? Que tal se encontrar antes de tudo?Que tal ler O Velho Vestido de Noiva ? (
Leaim,sério é um livro maravilhoso! Recomendo,e muito!
EU QUERIA TANTO ESSE LIVRO, mas recebi outros, mas acabei me apaixonando pela escrita dela!
ResponderExcluirBlog com V.