{Resenha} : Entre o Sol e a Lua - Ana Ferrarezzi


Livro : Entre o Sol e a Lua
Autora : Ana Ferrarezzi
Editora : Novo Século
Páginas : 520
Nota : 🌟🌟🌟🌟🌟

Sinopse : Joana cresceu em uma cidade no interior de São Paulo e, para dar um novo rumo à sua tumultuada vida, aceita um emprego em uma multinacional no Rio de Janeiro. Enquanto ela enfrenta os desafios desta nova fase, Cauã – entidade do Sol – a reencontra e a reconhece como o amor milenar dele. Joana não tem conhecimento de que é a personificação de uma importante entidade milenar, representada pela Lua, tampouco tem ideia de que agora faz parte de uma perigosa batalha entre entidades indígenas e de que irá se deparar com inimigos inimagináveis. Surge entre eles uma paixão sem limites. No entanto, Cauã precisará unir forças para proteger a sua amada. E quebrar o encantamento que o impede de estar ao lado dela. Afinal, se o Sol precisa de Cauã para existir, ele precisa de Joana para viver. Num enredo intrigante e mágico, Entre o Sol e a Lua dá vida a personagens míticos e à encantadoras lendas, parte do folclore brasileiro ainda pouco explorado: a mitologia tupi-guarani.





E o fôlego?Cadê? Não retornou ainda!

Entre o Sol e a Lua é o primeiro livro da série Esmeralda (minha alma já clama pelos outros).Esse livro me conquistou por inteiro.Primeiramente pelo fato de ser inspirado em lendas da minha querida terra,meu querido estado Amazonas.Um livro trazendo elementos das lendas tupi-guarani.

Lendo esse livro me lembrei da minha infância (não que eu não seja criança ainda,eu sou.Tenho 18?Tenho,mas meu lado "criança" nunca morrerá).Lembrei do tempo que estava no primário e estudávamos essa e várias lendas de maneira divertidas e criativas como peças, e minha parte favorita : as cantigas.

Ana Ferrarezzi me impressionou com a mesclagem que fez das lendas com romance contemporâneo.Foi perfeitamente mesclado!

Nas primeiras páginas a autora nos apresenta o conto original.O conto em que o Sol (Guaraci) e a Lua (Jaci) apaixonam-se perdidamente.


Foi uma verdadeira surpresa para o Sol.Ele vagava e observava atentamente o movimento ao seu redor,até que encontrou a Lua,surgindo detrás da Terra. Como jamais vira esse curioso astro circulando a Terra?Intrigado,decidiu clareá-la.Foi assim,em meio à luz,que encontou seu brilho, sua sensualidade e fantástica entidade que o observava de volta com curiosa magia.Seu coração entrou em combustão, como se ele fosse capaz de ferver toda uma constelação. Naquele momento, invadido por um sentimento profundo de desejo e paixão que nunca conhecera,se rendeu.❞ 


 Mas como viver esse amor em total plenitude se a distância entre eles era absurda demais?! ~ choro ~

O Sol (Guaraci) pediu ajuda a seu grande amigo,Rudá.E sábio como era,reconhecia que :

Felizmente, o amor não reconhece qualquer barreira física, diferença entre luz e escuridão, dia e noite,tampouco o conceito da impossibilidade.

Aaaaahhhhhh  frase linda! Vontade de tatuar ela na testa! (kkkkkkkkkkk) ~

A solução que Ruda encontrou? O Eclipse!


Finalmente, Jaci e Guaraci puderam se encontrar! Sem perder tempo se amaram intensamente. O encontro os surpreendeu de tal maneira que não conseguiam mais se distanciar. Em consequência, o eclipse perdurou por dias❞


Isso começou a afetar o equilíbrio do sistema,já que o Sol deixou de direcioná-lo.

Mas uma vez Rudá os aconselha. Diz que eles devem viver na Terra,e assumirem formas humanas, mas jamais seriam totalmente humanos.Ainda teriam a essência de seus elementos e os representariam.

E assim eles passaram a viver esse amor.Passaram a viver entre os humanos, até que um fatídico ocorrido fez com que Jaci (a Lua),desmantelace,ou seja,desistisse de sua forma humana.E assim o fez,retornou a Lua.

~ pausa para limpar as lágrimas... É difícil digitar chorando,não? ~

Guaraci,retornou do Sol e não encontrou sua amada.Soube que ela havia desmantelado pelo bilhete que deixara.

Esse fato não abalou apenas esse grande amor,mas também foi o início de grandes e trágicas mudanças.

~ é surpresinha hahahah  ~

E a narrativa deste livro?Surpreendente!

Eu sou muito indecisa,e sempre me pergunto se prefiro livros em terceira pessoa ou em primeira.Nesse livro,eu não precisei pensar nisso!

Somos apresentados a uma narrativa fragmentada (Amo isso!) com a presença de um intruso o meu querido narrador onisciente,aquele que narra em terceira pessoas,e também a presença de um narrador-personagem que é a nossa querida Joana.

Joana é Jaci(a Lua),mas não tem conhecimento disso.



Joana que até então vivia no interior de São Paulo,busca por mudanças após sair de um relacionamento conturbado com Rodrigo.




Buscando por liberdade e buscando principalmente a si mesma,Joana,por sugestão de seu amigo,Sandro,envia seu currículo para a empresa Assendent.





Já ligada aos assuntos empresa,Joana conhece personagens que serão de suma importância para a história.Personagens que se tornarão muito queridos e deixarão a história ainda mais envolvente.

Vamos conhecer alguns?











Personagens que foram explorados perfeitamente, assim como todo o enredo! A riqueza de detalhes é maravilhosa e não deixa nada cansativo.

Vocês devem está se perguntando : e o Sol?

Aqui meu Sol,digo,o Sol da Joana (kkkkkkkkkk) 






Cauã, o Sol,é CEO da empresa,e o encontro desses dois (Joana e Cauã) é intenso e tenso (kkkkkkkkkkk)


❝De repente, e sem dar qualquer sinal,ele girou o torço e nossos olhares se encontraram.Ele parou,cerou os olhos e deu alguns passos para trás. Notei una nota de espanto em sua expressão. Encaramo-nos,sem piscar, nos mesmos segundos parei de respirar.Era como se seu olhar tivesse invadido meu corpo e tocado em minha alma.❞


Cauã agora,deve contar a Joana quem ela é realmente. Mas como fazer isso? Imagine,chegar a uma pessoa e dizer : "Oi,eu sou a entidade do Sol e você da Lua,somos eternos amantes"

Mas Cauã, tentará.Não aguenta mais ficar longe da sua Jaci.

~ 3...2...1... Awwwwnn <3 ~

Será um pouco mais fácil, ,pois Joana senti algo por Cauã que é bem mais forte do que ela possa tentar explicar e ela busca por explicações.E quem irá explicar-lhe é Cauã :


❝ - Joana,pode parecer estranho o que eu tenho a dizer,mas não vejo outra maneira.Você merece explicações sobre a nossa recepção... - E,em um tom cauteloso,Cauã adicionou : - Também sobre a sua contração. - Pausou.Parecia querer encontrar as palavras certas para prosseguir.
Enquanto isso,ele me examinava tão profundamente que me fez desviar o meu olhar.
- Joana,olhe para mim - ele pediu.
Obedeci,sem questionar.Então, ele inclinou-se na mesa,em minha direção,e disse : 
- Você precisa saber que temos uma longa...longa história juntos.Nossa história ultrapassa o conceito do que se entenda por eterno. ❞

Agora cabe a Joana...acreditar.

Venha se envolver,se apaixonar.Venha perder o fôlego com essa história de amor sensacional!

Compartilhe:

Deixe um comentário

2 comentários:

  1. Geeente, mas que resenha maravilhosa! 😍
    Adoro as suas dicas de livros nacionais. Esse eu não conhecia, mas me apaixonei pela história já haha.

    Beijos
    Blog Mente Viajante

    ResponderExcluir
  2. Ele é gigante, vou tentar começar ele de uma vez, parece perfeito!

    Beijos, Blog com V.

    ResponderExcluir